Clique nas imagens para ampliar
Assessoria contábil para APURAçãO DE TRIBUTOS
Tributos são cobranças obrigatórias que devem ser pagas em dinheiro (não podem ser pagos sob a forma de outros bens materiais) a partir de um determinada ação, que pode ser desde de a compra de um carro, venda de produtos ou serviços, compra de imóvel, etc.
Essa é a definição simplificada do termo tributos, partimos dela para abordar um aspecto muito importante: a apuração de tributos.
A apuração de tributos é uma das tarefas que fazem parte da rotina dos escritórios de contabilidade.
Esse assunto representa um verdadeiro desafio para muitos empreendedores que encontram na assessoria contábil a sua tábua de salvação, afinal, como entender e dominar tantas regras e cálculos?
A tarefa de apuração de tributos requer, antes de mais nada, organização e planejamento. A contabilidade tributária compreende uma série de ações e procedimentos destinados a apurar e conciliar a geração de tributos de uma instituição.
A apuração de tributos, para ser eficaz, requer não apenas emissão de guias tributárias para recolhimento de tributos federais e estaduais. Ela obedece antes de mais nada um rotina. Essa rotina, aliás, deve se iniciar com a correta escolha do regime tributário.
A prática de apuração de tributos compreende uma escrituração contábil regular, que forneça informações importantes, tais como:.
Base de cálculo PIS e Cofins, Lucro apurado para fins de IRPJ e CSLL e registro de tributos compensáveis (IRF e outras retenções tributárias).
Balancetes atualizados, eles também são importantes para que se faça um acompanhamento da carga fiscal e impacto da gestão financeira.
Outro aspecto importante para a apuração de tributos são as contas merecedoras de atenção especial. Nesse leque, deve se dar atenção ao registro de contas que compõem: .
- Estoques - Devem estar de acordo com Livro Registro de Entradas e Livro de Inventário.
- Receitas - As que geram informações para apuração dos tributos, de acordo devidamente compatíveis com o Registro de Saídas ou de Serviços Prestados.
- Bancos Conta movimentos e Aplicações - Aqueles com saldo em acordo com os respectivos extratos fornecidos pelas instituições financeiras.
- Impostos a recuperar - movimentação de compensação e o registro de impostos recuperáveis (ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRF e outros), bem como atualização destes valores quando cabível.
- Salários - Os valores contabilizados devem ser compatíveis com a GFIP entregue.
- Fornecedores - Todas as operações registradas devem estar acobertadas com respectiva Nota Fiscal.
São muitas informações. O registro de todos esse dados, bem como sua organização e correto gerenciamento, são fundamentais para reduzir ao máximo os erros na apuração de tributos.
Se você ainda não conta com a assessoria de um escritório contábil para ajudar a organizar e manter todas essas rotinas em dia para garantir a apuração de tributos eficiente, entre em contato com a IF Contábil. Acesse nosso site e fale com um dos nossos representantes. Temos uma equipe especializada para lhe ajudar com a apuração de tributos e demais rotinas contábeis.
Para saber mais sobre Apuração de tributos
Ligue para 11 4280-1586 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!